Muitos estudos demonstram a grande relevância que a cadeia de suprimentos possui quando se tratam os temas associados ao ESG em empresas de construção.
Ora, se estes são temas realmente relevantes, a pergunta que fica é: será que as construtoras e projetistas, principais responsáveis pela especificação de materiais e sistemas construtivos, estão levantando informações de cunho ambiental junto aos fornecedores?
A definição dos temas materiais é um primeiro passo, mas deve ser acompanhado da definição dos parâmetros que irão guiar o desenvolvimento de Key Performance Indicators (KPI) próprios da empresa. A máxima de que “só podemos gerenciar aquilo que é medido” nunca foi tão necessária quando falamos em atributos ambientais e sustentáveis que os fornecedores, e principalmente seus produtos podem ter.
Como medir a pegada de carbono de um edifício, se ainda não temos tantos dados precisos de fabricantes brasileiros dos materiais mais representativos (em massa e custo) de uma edificação?
Por que ainda não estamos cobrando e avaliando estas informações junto aos fornecedores?
A saber: o parque siderúrgico brasileiro é composto por 11 grupos empresariais que operam as 31 usinas existentes no Brasil (levantamento realizado pelo Instituto Aço Brasil em 2023),Destes, apenas dois possuem Declaração Ambiental de Produto (DAP) para alguma linha de produto que produzem, isto é, menos de 20% do total de empresas. Quando observamos as cimenteiras o dado é ainda mais alarmante: apenas uma empresa de 23 grupos empresariais elabora DAP. |
Neste sentido, os cursos da Academia de Sustentabilidade e de Planejamento e Gestão da UniCTE nos ajudam a compreender quais aspectos de sustentabilidade de fornecedores impactam diretamente o desempenho ambiental das construções e, consequentemente, das empresas responsáveis pela elaboração de projetos e pela construção em si.
Temas como eficiência energética, emissões de carbono, desempenho dos sistemas e produtos e a sua correlação com referenciais nacionais e internacionais de certificação verde poderão ser entendidos e dar base para a criação destes indicadores.