Logo do Blog
Desafios na capacitação e engajamento de profissionais do setor da construção
Desafios na capacitação e engajamento de profissionais do setor da construção
Whatsapp shareLinkedIn shareFacebook share
Avatar do autor
Por Daniel Luzzi
Desafios do setor
· 10/09/2024

Uma sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em 2024 revelou que a maior preocupação do setor é a falta de mão de obra qualificada

O presidente do Sinduscon - MG, Renato Michel, tem caracterizado esta situação como um verdadeiro apagão de mão de obra. 

"Todas as profissões estão em falta. O problema está no déficit de treinamento, é necessário investir na qualificação."

No setor, parece haver um consenso que existem graves deficiências na formação de profissionais, incluindo gestores e lideranças técnicas, gerando um duplo desafio: melhorar a qualificação da mão de obra e formar novas competências para novas tecnologias.

Embora a importância do treinamento esteja nas mentes de muitos líderes empresariais, quando falamos da aplicação, as coisas mudam rapidamente. As empresas, em geral, têm subestimado a complexidade da implementação de um treinamento de qualidade; e focado mais no ensino por meio da transmissão de conhecimentos de forma passiva, do que na verdadeira aprendizagem de habilidades para seus colaboradores.

O workshop
"Desafios na capacitação e engajamento de profissionais" organizado pela UniCTE em 2024,


revelou alguns desafios críticos em relação ao treinamento: "falta de engajamento", "alta evasão" e "desinteresse dos colaboradores em participar de programas de treinamento" emergiram como uma tendência crescente. 

Um desafio que responde, em parte, à baixa qualidade de muitos cursos e conteúdos; desconexão entre os conteúdos dos cursos e as realidades do trabalho; formatos metodológicos passivos e muito teóricos, uso de tecnologias pouco atualizadas e atraentes, falta de métodos de ensino e tecnologias mais envolventes e interativas e falta de valorização dos treinamentos pela liderança, o que enfraquece a cultura de aprendizado contínuo dentro das organizações.


A formação e o treinamento profissional fazem parte agora do core business das empresas do setor, não só para sobreviver às dificuldades do momento presente de apagão de mão de obra, baixa produtividade, alto nível de patologias e desperdícios; mas também para se transformar gradualmente numa verdadeira indústria competitiva.


Nesse contexto nasce a UniCTE, com o propósito de contribuir para resolver os principais gargalos que enfrentam os programas de treinamento, incluindo baixa escalabilidade, escasso engajamento, alta evasão, limitada aplicação prática, elevado nível de esquecimento e carga horária desnecessária que resulta em atrasos e perda de tempo.

UniCTE - Aprendizagem visual

UniCTE - Aprendizagem visual

A UniCTE é uma plataforma digital de última geração, com AI embarcada, métodos baseados na resolução de desafios práticos e conteúdos oriundos da prática profissional.

A UniCTE, com suas trilhas de aprendizado e tecnologias inovadoras, prepara os profissionais não apenas para os desafios atuais, mas também para as demandas futuras, promovendo um aprendizado prático e eficaz que realmente transforma a formação profissional.

A UniCTE se dedica a transformar a educação no setor da construção, oferecendo soluções inovadoras que capacitam profissionais e empresas para enfrentar os desafios do futuro com eficiência e eficácia.


POR

Daniel Luzzi

Diretor de aprendizagem da UniCTE
CEO da Cognita Learning Lab


Referência em Educação Digital e Ciências da Educação, com mais de 30 anos de atuação em mais de 120 projetos educacionais em âmbitos corporativos, acadêmicos e governamentais. Professor da Fundação Dom Cabral, Doutor em Educação pela FE-USP e Mestre em Gestão Ambiental pela Cátedra UNESCO.